Momento em que Marcos Paulo acerta a perna de Serna, após tirar a bolaReprodução de vídeo
Confira a análise do VAR sobre possível expulsão a favor do Fluminense: 'Acidental'
Kevin Serna levou a pior em dividida com jogador do Juventude em empate
A CBF divulgou o áudio do VAR sobre dois lances envolvendo cartão vermelho no empate em 1 a 1 do Fluminense com o Juventude, domingo (18), pelo Brasileirão. O principal deles diz respeito a uma reclamação de tricolores que pediram a expulsão de Marcos Paulo, após forte dividida com Kevin Serna, que levou a pior e sofreu um corte profundo na canela.
Durante a transmissão da TV Globo, o comentarista de arbitragem Paulo César de Oliveira considerou lance para cartão vermelho. Mas a decisão foi diferente em campo. Logo após o lance, o árbitro Wilton Pereira Sampaio avisa que viu lance normal, mas fica com uma dúvida:
"Depois não sei se a perna que está alta pega, mas o contato é com a bola".
O VAR, sob o comando de Thiago Duarte Peixoto (SP), inicia a análise do lance: "Realmente só atinge a bola, porém o movimento dele de chute atinge posteriormente, tá? Mas não é falta".
Wilton então comenta: "Acho que é mais a pancada, né?" E recebe como resposta: "Teve essa pancada, sim, porém é movimento natural de chute... Disputa é forte, porém o lance é acidental".
Wilton ainda diz "deu uma arranhada na canela" antes do VARr completar: "Essa arranhada é porque atinge... Não há tempo hábil para ele recolher a perna... Certeza do que estamos falando, foi acidental, aqui é unânime".
Mais para o fim da partida, Samuel Xavier foi expulso por falta na entrada da área no atacante do Juventude que entraria livre, cara a cara com Fábio. A arbitragem entende que, mesmo com o toque acidental na perna do adversário, o lateral deveria levar o cartão vermelho e depois avalia se houve toque na mão no início da jogada.
VAR: Em corrida, em velocidade, atrapalha a corrida do atacante. A natureza é falta... Aqui tem uma decisão, pois ele tem domínio e distância para fazer o arremate... Já checamos e o toque existe... Agora, estamos vendo possível mão do jogador que pega a bola no começo... Você vê essa mão, Wilton?"
O árbitro responde que não viu e Thiago Duarte avisa: "Então sugiro uma revisão por um incidente não visto de bola na mão do atacante no domínio, ele ganha vantagem. Bola toca claramente na mão dele e ele tem vantagem tática".
Ao rever o lance, Wilton conclui: "Ok, pra mim toca, é claro o movimento e ele ganha a vantagem ao controlar a bola. Está claro para mim, eu vou anular e retirar o cartão vermelho e reiniciar com mão (na bola)".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.